sábado, 26 de fevereiro de 2011

L. Frank Baum


Uma das minhas leituras favoritas na infância foi "O Mágico de Oz"! Além de reler diversas vezes, li o livro para os meus primos menores, na época em que ainda não eram alfabetizados. É maravilhoso lembrar de que em determinado momento do dia, parávamos nossas intermináveis brincadeiras para a leitura e escuta de um dos capítulo dessa história maravilhosa. Consequentemente L Frank Baum foi meu autor favorito na infância. Há alguns anos numa das feiras anuais do livro que acontece por volta de abril em minha cidade, tive a oportunidade de comprar outra obra dele: "Conto de Fadas Norte Americanos" Transcrevo aqui um trecho de uma descrição que ele faz do sótão de uma casa em um dos contos do livro.

"O aposento era quente e aconchegante, e bem iluminado por três janelas no alto. Encostadas nas paredes havia filas de caixas e malas, pilhas de tapetes velhos, peças de mobilia quebrada, trouxas de roupas fora de uso, e outras bugigangas de maior ou menor valor. Toda casa bem ordenada tem um sótão desse tipo então não é preciso descrevê-lo mais"


Depois que comecei fazer um trabalho tutorial com James Mc Sill é difícil não imaginar como esse pequeno trecho ficaria se Baum também fizesse esse tutorial. Provavelmente James diria: "As palavras "era" e "havia" deixam a história frouxa. É melhor reescrever sem essas palavras"

Talvez esse pequeno trecho ficasse mais ou menos assim:

"O aposento,  bem iluminado por três janelas no alto, com filas de caixas e malas, pilhas de tapetes velhos, peças de mobilia quebrada, trouxas de roupas fora de uso, e outras bugigangas de maior ou menor valor encostados nas paredes, dava a sensação de aconchego com o calor que se podia sentir ali."

Nenhum comentário:

Postar um comentário