terça-feira, 8 de março de 2011

Redundância


Vou postar aqui alguns trechos dos livros da série Harry Potter, onde eu acho que aconteceram redundâncias... Especialmente dentro de um dos muitos "escorregões" literários que acabo dando sem querer no meu próprio texto: ponto de interrogação (?) seguido da palavra "perguntou".

Harry Potter e a Pedra Filosofal:

Pág. 15
"A tia voltara a porta.
-Você já se levantou? - perguntou.
-Quase - respondeu Harry.
-Bem, ande depressa, quero que você tome conta do Bacon. E não se atreva a deixá-lo queimar. Quero tudo perfeito no armário no aniversário de Duda.
Harry gemeu
-O que foi que você disse? - perguntou a tia com rispidez
-Nada, nada..."


Pág. 24
"-Eu sei - murmurou Harry pelo vidro, embora não tivesse muita certeza se a cobra podia ouvi-lo - deve ser bem chato.
A cobra concordou com um aceno de cabeça enfático.
-Mas de onde você veio? - perguntou Harry.
A cobra apontou com o rabo uma placa próxima ao vidro."


Pág 54
"-Fico agradecido se não contar a ninguém sobre isso em Hogwarts - falou - Não, hum, tenho permissão para fazer mágicas, rigorosamente falando. Permitiram que eu fizesse alguma coisa para seguir você e entregar as cartas e coisas assim, uma das razões que eu queria tanto esse trabalho.
-Por que você não pode fazer mágicas? - perguntou Harry
-Ah... bom... Eu estive em Hogwarts mas... hum... fui expulso, para falar a verdade."


Pág. 60
"-O Ministério da Magia anda aprontando as trapalhadas de sempre. - resmungou Hagrid, virando a página.
-Tem um ministro da Magia? - perguntou Harry antes que pudesse se conter.
-Claro. Queriam nomear Dumbledore ministro, é claro mas ele nunca ia largar Hogwarts, então o velho Cornelius Fudge ficou com o cargo."


Pag. 61 -62
"Hagrid ocupou dois lugares e se pôs a tricotar uma coisa amarelo-canário que lembrava uma lona de circo.
-Você guardou sua carta, Harry? - perguntou enquanto contava as malhas do tricô.
Harry tirou o envelope de pergaminho do bolso."


Pág. 72
"Madame Malkin era uma bruxa baixa, gorda e sorridente, toda vestida de lilás.
-Hogwarts querido? - perguntou quando Harry começou a falar - Tenho tudo aqui. Para falar a verdade, tem outro rapazinho agora ajustando a roupa."


Pág. 74
"-Harry ficou muito quieto enquanto comia o sorvete que que Hagrid trouxera (chocolate e amora com nozes picadas)
-Que foi? - perguntou Hagrid.
-Nada - mentiu Harry."

Um comentário:

  1. este trecho está certo!
    Você já se levantou? - perguntou.= pontuacao
    -Quase - respondeu Harry. = pontuacao
    A pontuacao tem a ver com o ritmo.
    Tens de estudar o contexto geral e ler em voz alta para notar que, sema pontuacao, ficaria vazio.

    ResponderExcluir